segunda-feira, 31 de agosto de 2015

escolha bem as suas batalhas

As batalhas que quero dizer são aquelas que nós lutamos pra não ter, mas muitas vezes lutamos mais ainda pra não sair.
"Dou um boi para não entrar em uma briga, mas dou uma boiada pra não sair dela".
Nós todos temos nossas batalhas onde colocamos nossas forças e energias:

  • Mães e filhas: Nasceu! É menina! "Vai ser minha melhor amiga", pensa a mãe. Mas a menina cresce e a relação entre elas fica cada vez mais difícil. Basta uma palavra torta para a filha dizer que odeia a mãe. Ou um deslize da jovem para a mais experiente soltar a frase: "eu avisei!", que tanto irrita a filha. Aí, tudo vira motivo de briga.
  • Chefes e funcionários: Aquela velha petulância; você se entrega, trabalha igual a um cachorro, e nunca está bom suficiente... Se você pelo menos ganhasse o suficiente pra aturar a chateação do chefe, mas nem nisso você sente que a empresa é boa o suficiente pra você.
  • Sogras e sogros: São legais demais, te ajudam demais, até a filha deles trazer um comportamento diferente ensinado pelos genros; aqueles folgados que vivem com o pé no sofá e as mãos na geladeira.
  • Vizinhos: Aqueles que roubam 20 cm do seu terreno construindo o muro de divisa dentro do seu terreno, controlam a hora que você sai de casa e chega, estaciona o carro na frente da sua garagem “só cinco minutinhos” etc.
  • O irmão da igreja que te chama de irmãozinho: Esse é aquele que logo depois de te desejar uma boa semana começa a fofocar sobre outros membros da igreja e pergunta se você não concorda com tudo o que ele diz. Geralmente ele fala contigo segurando o seu braço.
  • Casais: Aqui tudo é delicado demais e amplificado demais. Nem todos sabem o poder que a tampa do vaso tem. Ela abaixada ou levantada pode significar o céu ou o caos no relacionamento entre os dois.
  • Músicas: Este conflito é simples de resolver; as músicas que eu escuto são boas, as músicas que você escuta são ruins.
  • Roupas: "Como aquela menina é vulgar! Não se dá ao respeito!" "Como aquele menino é vaidoso... Hmm..."
Ou seja, em nossas vidas temos muitas "lutas". Diariamente. A maioria de nós percebe alguns pontos de conflito em alguma parte da vida: a dificuldade com os chefes, com os professores carrascos, com os “inimigos”, com os parentes chatos, com os pastores ultra conservadores etc. – ainda que com pontos de vistas, preferências e gostos diferentes, todos conhecem alguns conflitos que tornam-se verdadeiras batalhas em suas vidas.

"A vida é uma dura batalha, uma luta, um combate com a essência do mal, palmo a palmo, centímetro por centímetro, em que se disputa cada centímetro do caminho."
Florence Nightingale – uma enfermeira que ficou famosa por ser pioneira no tratamento de feridos de guerra, com grandes contribuições para a área da Enfermagem.


  • Por que essas batalhas acontecem? Por mais que eu lute, por que elas não acabam nunca?
  • Como lidar com elas? Por que eu fico tão incomodado e por que eu não consigo consertar o mundo?
  • Qual o papel do cristão nesta guerra? O que eu devo fazer pra mudar o mundo?

Essas nossas batalhas, na verdade, fazem parte de uma grande guerra. Você pode nem se dar conta disso, mas suas batalhas fazem parte de uma luta bem maior do que você imagina. O mundo existe com uma guerra espiritual constante nos bastidores. 
  • Todos vivemos nossas próprias batalhas internas – em julgar o que é certo ou errado, criar os meus princípios;
  • Em pontos de conflito dessas batalhas internas (diferenças de gostos, opiniões, escolhas), criamos batalhas externas, que afetam ainda mais nossas batalhas internas;
  • Todo homem quer conquistar seu próprio espaço pra viver, batalhando centímetro a centímetro, achando que isso trará paz a si mesmo – em alguns casos, até mesmo achando que isso trará paz a todos em volta – “minha opinião é a correta”, “a minha maneira beneficiará a todos”, “os outros são ignorantes, quero lutar pra facilitar a vida deles”;
  • Deus criou um mundo de paz, que hoje vive em guerra, por batalhas travadas entre os homens, a criação feita à imagem e semelhança de Deus;
  • Se somos criados à imagem e semelhança de Deus e brigamos, Deus é “brigão”?

Nessa introdução à reflexão, já percebemos que nossas batalhas diárias são um ciclo vicioso criado por nós mesmos, simplesmente por não concordarmos entre si e sermos diferentes. Se toda essa discórdia existe por sermos diferentes, certamente que a diferença não é algo divino, certo? Errado! Adicionando a última gota que vai fazer isso tudo borbulhar: Deus criou a diversidade que existe entre nós e nossas diferenças, não o Diabo!

A resposta pra tudo isso é: nós escolhemos nossas batalhas de maneira errada! Usamos nossas diferenças para o mal e não para o bem – de fato, o Maligno usa nossas diferenças pra deturpar a beleza que existe na diversidade. O homem trava uma batalha com Deus quando ele decide por si mesmo o que é bom, e em qual batalha ele deve se esforçar para ganhar. Quando fazemos isso, nós perdemos, mesmo querendo ganhar ou pensando que estamos fazendo o bem. Perdemos porque a Criação e o Criador são confrontados. E é impossível ganhar de Deus, Ele fez as regras, Ele criou tudo e tudo é bom, só precisa ser usado da maneira correta.
2 CORÍNTIOS 4:13-18
ESTÁ ESCRITO: "CRI, POR ISSO FALEI". COM ESSE MESMO ESPÍRITO DE FÉ NÓS TAMBÉM CREMOS E, POR ISSO, FALAMOS,
PORQUE SABEMOS QUE AQUELE QUE RESSUSCITOU AO SENHOR JESUS DENTRE OS MORTOS, TAMBÉM NOS RESSUSCITARÁ COM JESUS E NOS APRESENTARÁ COM VOCÊS.
TUDO ISSO É PARA O BEM DE VOCÊS, PARA QUE A GRAÇA, QUE ESTÁ ALCANÇANDO UM NÚMERO CADA VEZ MAIOR DE PESSOAS, FAÇA QUE TRANSBORDEM AS AÇÕES DE GRAÇAS PARA A GLÓRIA DE DEUS.
POR ISSO NÃO DESANIMAMOS. EMBORA EXTERIORMENTE ESTEJAMOS A DESGASTAR-NOS, INTERIORMENTE ESTAMOS SENDO RENOVADOS DIA APÓS DIA,
POIS OS NOSSOS SOFRIMENTOS LEVES E MOMENTÂNEOS ESTÃO PRODUZINDO PARA NÓS UMA GLÓRIA ETERNA QUE PESA MAIS DO QUE TODOS ELES.
ASSIM, FIXAMOS OS OLHOS, NÃO NAQUILO QUE SE VÊ, MAS NO QUE NÃO SE VÊ, POIS O QUE SE VÊ É TRANSITÓRIO, MAS O QUE NÃO SE VÊ É ETERNO.
VERSÍCULO 13
Precisamos do mesmo espírito de fé que os santos do Velho Testamento tiveram. O mesmo espírito de fé que animou Davi, mesmo em meio às aflições e batalhas da vida, em especial quando ele disse “Eu acreditei, e, portanto, falei”, ou seja, “Eu acreditei, e por isso Deus colocou esse cântico de louvor em minha boca”. (Ref.: Salmo 116)
  • Mesmo em meio às batalhas da vida, eu acredito em Deus, eu tenho fé;
  • A fé me dá a paz, mesmo que eu não veja o futuro, mesmo que eu perca;
  • Mesmo que eu já tenha perdido a batalha, continuo acreditando em Deus;
  • Deus é bom, mesmo que eu tenha batalhas, mesmo que eu perca batalhas, por isso o invocarei o Seu nome e oferecerei um sacrifício de gratidão.
  • Nós pregamos o Evangelho e anunciamos Jesus, mesmo no meio da aflição e batalhas, pois acreditamos que Deus nos ressuscitará dentre os mortos sem falhas, sem pecado, ante a Sua presença superior e de infinita alegria.

Nossas implicâncias com o diferente e com coisas que consideramos batalhas importantes a se travar são pequenas demais perto da grandeza e da bondade infinita de Deus para conosco. São tempestades em copo d’água. não são batalhas que valem à pena lutar quando vemos a insignificância perto de Deus.

VERSÍCULO 14
Deus venceu a morte! Não existe nenhuma característica que você queira mudar em seu cônjuge, amigo, professor, colega, chefe ou qualquer outra pessoa que seja mais importante do que isso. Deus transformou a sua morte em vida, através de Jesus Cristo. Transformou o seu pecado em perdão, amor e alegria. Não existe nenhuma mudança que você tente induzir a alguém que seja maior que esta. A batalha que Jesus travou contra o pecado é uma batalha que você não tem como ganhar, nem mesmo como lutar. Isso é mais importante que tudo o que te incomoda! 

O seu pecado é a maior batalha que existe na sua vida! E na maioria do seu tempo você nem percebe isso, está mais preocupado com as “manias” dos seus próximos do que com o que te leva a morte Eterna.

VERSÍCULO 15
A boa notícia é que tudo o que acontece é por amor daqueles que acreditam e daqueles que pregam. Deus permite que todas as coisas – sejam prósperas ou adversas, alegrias ou tristezas, momentos de lazer ou de dificuldades – cooperem para a sua conformação com a glória dEle.

Que a Graça abundante cresça ainda mais com a gratidão de todos! Que alcance ainda mais pessoas, e que assim transborde ainda mais Graça no mundo.

Essa é uma batalha que corre silenciosa no mundo. Infelizmente, até mesmo dentro da igreja, onde às vezes a minha opinião “tem que” prevalecer sobre a sua, e por isso eu escolho batalhar por minha opinião ao invés de batalhar para que a Graça de Deus transborde em nosso meio.

Pra isso acontecer, a batalha tem que ser interna, eu comigo mesmo, você consigo mesmo. Meu orgulho contra a salvação de Jesus e o Espírito de Deus que vive em mim. Que eu diminua e que Ele cresça! Que minha opinião e meu orgulho sejam engolidos e que a Graça me transforme em alguém mais compreensivo.

VERSÍCULO 16
Por vezes, o verdadeiro cristão, aquele que vive o Evangelho e luta as batalhas espirituais contra a própria carne, vai parecer alguém desanimado, desgastado, pois anda em constante luta interna. Mas pela Graça de Deus é que não desfalecemos e, mais do que isso somos renovados a cada dia. 

A Graça de Deus renova a alma – o interior – do homem. E isso certamente resultará externamente em que este se transforme uma fonte da Graça de Deus para aqueles que estão à sua volta. E isso não é mérito próprio, é a forma de Deus manifestar sua Graça no meio desta guerra que o mundo vive contra si mesmo.

A graça de Deus é maior que nossa teimosia, e Ele quer que nós renunciemos as nossas próprias batalhas.


Tradução livre de um trecho de "Sometimes You Can’t Make it On Your Own", do U2
Teimoso, você acha que entende das coisas | Você diz pra mim e pra qualquer um | Que você é resistente o suficiente
Você não tem que propor uma briga | Você não tem que estar sempre certo | Me deixe levar alguns socos | Por você esta noite
Me ouça agora | Preciso que você saiba | Você não tem que suportar isso sozinho

VERSÍCULO 17
A suavidade e a sublimidade das palavras de Paulo neste versículo nos dão uma pequena descrição da glória celeste.

Nossas batalhas temporais são tão pequenas, que não podem sequer ser comparadas com a glória que Deus nos preparou. Esta glória supera toda a imaginação que podemos ter!

A glória eterna, que Paulo cita, é tão maravilhosa que não pode ser parafraseada ou representada de nenhuma forma que chegue perto de descrever como de fato ela é. É com a mente nesta glória que o cristão deve escolher quais serão os valores e batalhas que ele irá lutar durante esta vida.

VERSÍCULO 18
As batalhas que valem à pena lutar são aquelas que têm valor eterno.
  • Vale à pena perder um irmão de fé por discutir qual é a melhor cor da decoração a ser usada na igreja?
  • Vale à pena perder a oportunidade de apresentar a graça de Deus para um ateu porque ele é a favor do aborto?
  • Vale à pena ganhar o argumento contra a homossexualidade e plantar ódio em seu próprio coração?

A única forma prática de responder estas e tantas outras perguntas se resume em escolher a única batalha digna de lutar neste mundo: contra o seu próprio pecado e orgulho. Através disso Deus usará a sua vida para que a guerra seja vencida em favor daqueles que amam a Ele. Através disso, Deus trará ações práticas na sua vida que podem fazer diferença nas batalhas espirituais da sua vida e das vidas dos seus próximos.

Que Deus nos abençoe e nos guarde para que fixemos os olhos no que é eterno, e que escolhamos bem as batalhas que vamos travar neste mundo! 

Se você ainda não conhece essa Graça pela qual conseguimos desistir de nosso egoísmo e lutar em batalhas que tem valor eterno, eu te desafio a baixar as armas, e deixar que Deus, o Criador do mundo e a fonte de Graça abundante te mostre o que vale a pena lutar para conseguir.
SALMO 116: 10, 13, 14 E 17
EU CRI, AINDA QUE TENHA DITO: "ESTOU MUITO AFLITO". (...)
ERGUEREI O CÁLICE DA SALVAÇÃO E INVOCAREI O NOME DO SENHOR.
CUMPRIREI PARA COM O SENHOR OS MEUS VOTOS, NA PRESENÇA DE TODO O SEU POVO. (...)
OFERECEREI A TI UM SACRIFÍCIO DE GRATIDÃO E INVOCAREI O NOME DO SENHOR.