quarta-feira, 2 de setembro de 2015

o discípulo e a santidade

Se você está à procura de uma religião que te deixe confortável, definitivamente eu não te aconselharia o cristianismo. C.S. Lewis
Existem tentativas e tendências na igreja cristã em “diluir” o cristianismo para torná-lo mais fácil e mais atraente. Esse esforço em tornar o discipulado relativamente indolor reflete um objetivo de atrair mais seguidores ou acalmar a própria consciência de pregadores e mestres da religião. Mas, na verdade, o discipulado é um caminho difícil, contrário à natureza humana. Requer uma prática constante e exigente em negar-se a si mesmo, ainda que você pareça e sinta-se pronto e apto.

Já foi dito que "não existe cristianismo puro e simples, mas apenas um mero cristianismo". Na tentativa de acalmar os ânimos agitados com as questões difíceis da vida cristã, muitos líderes criaram um cristianismo simplista e “água com açúcar”. Apesar do mero cristianismo ser, de certa forma, “simples” – negar-se a si mesmo, tomar a própria cruz e seguir a Jesus -, ele envolve questões profundas de um ser humano decaído, confuso e complexo.

Russel Shedd uma vez disse: “O aumento do número de crentes nas universidades brasileiras (em comparação com quando chegamos ao Brasil em 1962) fez com que surgissem questões para as quais os pastores não estavam preparados a responder – e, como uma forma de evitar tais questões, muitos começaram a dizer que o Evangelho é muito mais simples.”

Reflita sobre discipulado e santidade, e perceba o quanto esse caminho que você escolheu seguir é mais difícil do que parece, e talvez exija mais de você do que você tem oferecido hoje.

1. Ser discípulo: A palavra discípulo é usada centenas de vezes no Novo Testamento para descrever os seguidores de Jesus -  com mais frequência que “cristão” ou “crentes”. Um discípulo é alguém que “segue aos ensinamentos do seu mestre”. Será que todos que se dizem cristãos são verdadeiros discípulos?
  • Mateus 16:24, Marcos 8:34; Lucas 9:23
  • Negue-se a si mesmo: Enquanto muitos pregam o crescimento e autodesenvolvimento pessoal, Jesus diz: esqueça o seu ego, diminua o “eu” em sua vida, desejos e escolhas.
  • Tome a sua própria cruz: Reconheça que o caminho para a vida eterna passa pela morte, e que você não só merece, como precisa morrer para se transformar. A única semente que dá frutos é aquela que morre.
  • Siga a Jesus: A autonegação é pregada também em outras religiões, muitos são extremamente rigorosos em leis e proibições, em sacrifícios pessoais. Mas ser discípulo de Jesus não significa se auto flagelar quando reconhecer o seu pecado, mas sim trocar a sua vida pecadora pela vida santa de seu novo mestre: o próprio Jesus Cristo.

2. Ser santo: Nada menos do que ser perfeito.

  • Mateus 5:48 – “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”.
  • Impossível. “Nada é perfeito” é uma frase de domínio público.
  • Embora em suas cartas Paulo chama as igrejas de “santos”, nenhum cristão em particular é chamado de “santo”. Mas há o chamado para ser santo.
  • Conformar sua vida ao modo de vida manifesto por Jesus. Como? Respondendo ao Seu chamado de ser discípulo.
  • Há esperança para aquele que se converter, trocar o seu modo de vida, voltar-se para Jesus. Isaías 55:7. Essa é a maneira de tornar-se santo, de fazer parte da igreja dos santos.
  • Jesus e seu sangue derramado em favor de nós é o elo de ligação entre o homem, imperfeito, com o Pai celestial, perfeito.


A santidade não é: uma vida irrepreensível.

Um erro frequentemente cometido ao se falar em santidade é chegar ao nível apenas da moralidade. Ou seja, tornar-se irrepreensível através da religiosidade e proibições. Isso ainda não é bom suficiente. Poderíamos até dispensar a moralidade se o Amor fosse uma realidade viva em nós. Santo Agostinho resumiu em “Ame e faça o que quiser”. O caminho excelente do amor (1 Co 12:31) depende de toda a Lei (Mt 22:37-40).

A santidade somente é vivida através daquele que é e sempre foi santo. O que nos torna santos é a vida de Jesus refletida em nossas vidas, não a nossa busca e luta para cumprir a Lei.

O santo vive sendo conquistado; o “apenas irrepreensível” vive se esforçando para conquistar.

Poderíamos então, falar sobre várias coisas que você “pode” ou “não pode” fazer, mas isso seria aquém da santidade que Deus deseja para a sua vida. Talvez te causasse maior impacto emocional te fizesse até chorar e repensar situações, comportamentos e escolhas da sua vida, mas seria “água com açúcar”; seria o evangelho diluído do qual o cristianismo simplista tem ensinado. Ainda assim, proibições existem e estão na Bíblia, na forma da Lei. 

[Atenção! Este trecho contém ironias.] A linha é bem tênue, mas se pararmos apenas na Lei e no cumprimento da mesma, vamos criar moda evangélica, música evangélica, programas evangélicos em rádios evangélicas e TVs evangélicas. Malharia gospel, restaurante gospel, show gospel, corte de cabelo gospel, advogado gospel, médicos e dentistas gospel. Criar outras leis como obrigatoriedade de comer na cantina gospel, votar em candidatos gospel e frequentar escolas gospel. Existiriam bancadas evangélicas e opiniões evangélicas das quais você não poderia ousar discordar, condomínios evangélicos onde você viveria apenas com pessoas “santas” e evangélicas e teria seu cemitério evangélico, com solo sagrado incontaminado pelo “profano”. Qualquer semelhança com a realidade contemporânea da igreja é a triste sugestão da religião “água com açúcar”.

MATEUS 5
1 VENDO AS MULTIDÕES, JESUS SUBIU AO MONTE E SE ASSENTOU. SEUS DISCÍPULOS APROXIMARAM-SE DELE,
2 E ELE COMEÇOU A ENSINÁ-LOS, DIZENDO:
3 "BEM-AVENTURADOS OS POBRES EM ESPÍRITO, POIS DELES É O REINO DOS CÉUS.
4 BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM, POIS SERÃO CONSOLADOS.
5 BEM-AVENTURADOS OS HUMILDES, POIS ELES RECEBERÃO A TERRA POR HERANÇA.
6 BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA, POIS SERÃO SATISFEITOS.
7 BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS, POIS OBTERÃO MISERICÓRDIA.
8 BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO, POIS VERÃO A DEUS.
9 BEM-AVENTURADOS OS PACIFICADORES, POIS SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS.

VERSÍCULOS 1-9
Jesus começa o sermão do monte ensinando os discípulos sobre bem-aventuranças. A santidade é reconhecer Jesus como mestre e segui-lo, seguir aos seus ensinamentos. Ele começa este sermão dizendo que seremos bem-aventurados se formos pobres de espírito.

“Pobreza de espírito é reconhecer que somos nós quem precisamos de Deus, mas frequentemente pensamos que é Deus quem precisa de nós.” (Shedd)

Não são raras as vezes que confundimos a missão de Deus no mundo como a nossa missão, e nos treinamos através da religião para sermos “melhores do que os outros”, a fim de “cumprir a vontade de Deus no mundo”. Precisamos parar com isso, precisamos parar de querer conquistar e nos deixarmos conquistar. Precisamos ser pobres em espírito, humildes e reconhecer quem é o Mestre e quem é o discípulo, e o que isso significa em nosso dia a dia.

O santo vive sendo conquistado; o “apenas irrepreensível” vive se esforçando para conquistar.

10 BEM-AVENTURADOS OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA, POIS DELES É O REINO DOS CÉUS.
11 "BEM-AVENTURADOS SERÃO VOCÊS QUANDO, POR MINHA CAUSA OS INSULTAREM, PERSEGUIREM E LEVANTAREM TODO TIPO DE CALÚNIA CONTRA VOCÊS.
12 ALEGREM-SE E REGOZIJEM-SE, PORQUE GRANDE É A RECOMPENSA DE VOCÊS NOS CÉUS, POIS DA MESMA FORMA PERSEGUIRAM OS PROFETAS QUE VIVERAM ANTES DE VOCÊS".

VERSÍCULOS 10-12
Hoje, no mundo relativizado e no cristianismo diluído, muitos cristãos querem ser vistos como minoria na sociedade e serem defendidos. Querem viver um cristianismo que não é perseguido, que não é insultado, que não é caluniado. Se pensamos assim, queremos apenas viver como “um cidadão comum”, sem interferir na vida de ninguém, mas que ninguém interfira em nossas vidas também.

O verdadeiro discípulo de Jesus reconhece que a natureza santa de Deus não convive com a natureza pecaminosa do homem. Começando por ele mesmo, que é enfrentado diariamente pela Lei de Deus e pela Bíblia.

O santo vive sendo conquistado; o “apenas irrepreensível” vive se esforçando para conquistar.

Viver santidade neste mundo vai incomodar. Se alguma vez você for insultado por ser um discípulo de Jesus, alegre-se, significa que Ele tem feito diferença em sua vida.


13 "VOCÊS SÃO O SAL DA TERRA. MAS SE O SAL PERDER O SEU SABOR, COMO RESTAURÁ-LO? NÃO SERVIRÁ PARA NADA, EXCETO PARA SER JOGADO FORA E PISADO PELOS HOMENS.
14 "VOCÊS SÃO A LUZ DO MUNDO. NÃO SE PODE ESCONDER UMA CIDADE CONSTRUÍDA SOBRE UM MONTE.
15 E, TAMBÉM, NINGUÉM ACENDE UMA CANDEIA E A COLOCA DEBAIXO DE UMA VASILHA. PELO CONTRÁRIO, COLOCA-A NO LUGAR APROPRIADO, E ASSIM ILUMINA A TODOS OS QUE ESTÃO NA CASA.
16 ASSIM BRILHE A LUZ DE VOCÊS DIANTE DOS HOMENS, PARA QUE VEJAM AS SUAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM AO PAI DE VOCÊS, QUE ESTÁ NOS CÉUS".

VERSÍCULOS 13-16
A igreja dos santos tem perdido o seu sabor, tem se colocado como periférica à sociedade quando cria suas aberrações – eventos “gospel” modelados conforme a regra que a sociedade dita e consome; louvorzão, arraiá gospel, balada gospel, festa de universitários (sem bebida, claro), acampamentos radicais etc. Não sou contra qualquer evento dentro da igreja, mas se o objetivo for atrair o mundo através deles, é inútil, e a igreja não servirá mais para nada, a não ser para ser jogada fora e pisoteada pelos homens.

A igreja dos santos deve ser central, deve ser sal, deve ser luz, para que o mundo a enxergue como uma cidade no monte, como uma candeia que ilumina uma casa, para que as pessoas a vejam e glorifiquem o Pai, que está nos céus.

Cada um de nós, vivendo como um discípulo, e não como um mestre da Lei, será sal e luz para este mundo.

O santo vive sendo conquistado; o “apenas irrepreensível” vive se esforçando para conquistar.

17 "NÃO PENSEM QUE VIM ABOLIR A LEI OU OS PROFETAS; NÃO VIM ABOLIR, MAS CUMPRIR.
18 DIGO-LHES A VERDADE: ENQUANTO EXISTIREM CÉUS E TERRA, DE FORMA ALGUMA DESAPARECERÁ DA LEI A MENOR LETRA OU O MENOR TRAÇO, ATÉ QUE TUDO SE CUMPRA.
19 TODO AQUELE QUE DESOBEDECER A UM DESSES MANDAMENTOS, AINDA QUE DOS MENORES, E ENSINAR OS OUTROS A FAZEREM O MESMO, SERÁ CHAMADO MENOR NO REINO DOS CÉUS; MAS TODO AQUELE QUE PRATICAR E ENSINAR ESTES MANDAMENTOS SERÁ CHAMADO GRANDE NO REINO DOS CÉUS.
20 POIS EU LHES DIGO QUE SE A JUSTIÇA DE VOCÊS NÃO FOR MUITO SUPERIOR À DOS FARISEUS E MESTRES DA LEI, DE MODO NENHUM ENTRARÃO NO REINO DOS CÉUS".

VERSÍCULOS 17-20
Jesus nos libertou da Lei cumprindo-a integralmente. Coisa que muita gente tem tentado fazer usando a religiosidade e proibições, mas ainda assim sem sucesso. A mesma Lei que muita gente tem falado por aí que é inútil, Jesus diz que qualquer um que desobedecer será chamado menor no Reino, e quem praticar e ensinar será chamado grande.

Isso dá um nó na cabeça e é difícil digerir, então vamos com calma.

Jesus nos livrou da maldição e da condenação por descumprimos a Lei, mas não disse que deveríamos jogá-la fora. Por isso continuamos a nos enfiar em modelos de Lei novamente. 

Mas Paulo aconselha aos Gálatas e a nós sobre sermos chamados para liberdade e não nos colocarmos novamente em julgo de escravidão. E esse também não é um conselho que deve ser jogado fora. Também é bíblico.

Como resolver esse aparente paradoxo?

Precisamos da santidade, não da moralidade. Logo, precisamos de Deus em nós, e não de nós nele. Deus sabe o que precisamos, então Ele mesmo é tudo o que precisamos para viver.

A Sua vontade em nós diariamente deve ser nosso desejo, e não a nossa vontade através dEle.

O santo vive sendo conquistado; o “apenas irrepreensível” vive se esforçando para conquistar.

43 "VOCÊS OUVIRAM O QUE FOI DITO: ‘AME O SEU PRÓXIMO E ODEIE O SEU INIMIGO’.
44 MAS EU LHES DIGO: AMEM OS SEUS INIMIGOS E OREM POR AQUELES QUE OS PERSEGUEM,
45 PARA QUE VOCÊS VENHAM A SER FILHOS DE SEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS. PORQUE ELE FAZ RAIAR O SEU SOL SOBRE MAUS E BONS E DERRAMA CHUVA SOBRE JUSTOS E INJUSTOS.
46 SE VOCÊS AMAREM AQUELES QUE OS AMAM, QUE RECOMPENSA RECEBERÃO? ATÉ OS PUBLICANOS FAZEM ISSO!
47 E SE VOCÊS SAUDAREM APENAS OS SEUS IRMÃOS, O QUE ESTARÃO FAZENDO DE MAIS? ATÉ OS PAGÃOS FAZEM ISSO!

VERSÍCULOS 43-47
“Ame e faça o que quiser.” (Santo Agostinho)
Se conseguíssemos viver esse amor perfeito, poderíamos dispensar a moralidade da Lei. Se amassemos a todos, isso seria suficiente. E a única forma de entender esse amor é aceitando esse amor em sua vida. Jesus é o amor perfeito, somente através dele conseguiremos ser santos. A igreja de Jesus, os discípulos de Jesus, são os santos.

48 PORTANTO, SEJAM PERFEITOS COMO PERFEITO É O PAI CELESTIAL DE VOCÊS".

VERSÍCULO 48
Apenas o verdadeiro discípulo será santo. E apenas o santo será um verdadeiro discípulo. E nada disso provém dos nossos próprios esforços.

Para ser um destes é necessário apenas de um esforço que parece ser o mais difícil de todos para um ser humano decaído e pecador: Deixar de lado o próprio orgulho e entregar A SUA VIDA INTEIRA à Jesus, diariamente, até que Ele volte.

O santo vive sendo conquistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário