quinta-feira, 30 de agosto de 2012

o amor e o medo


"Você precisa ir à diretoria agora, estão te chamando lá", a voz firme do professor ressoa nos ouvidos do aluno como um trovão. Traz à mente muitos medos e os próximos pensamentos são "por que eu?", "o que será que eu fiz?" e a mente começa a tentar lembrar de todos os erros que poderiam causar um castigo ou uma advertência do diretor.

O susto é tão grande, que demora um pouco pra se levantar, limpar a garganta e começar a caminhada até o final do corredor.

Às vezes nos sentimos assim diante de Deus. Temos medo da condenação, medo de não sermos aprovados por Sua santidade. Mas talvez se eu for mais à igreja, for mais gentil com os velhinhos, beber menos, não ficar com tantas garotas nas festas, não colar na escola, não estacionar em lugar proibido... Ah! talvez assim Deus vai amenizar o Seu castigo!

Nos esquecemos que nada disso vai nos fazer melhor diante dEle. Deus não vai chamar os anjos e dizer "Uau! Olha isso que ele fez, eu amava esse garoto, mas nunca imaginei que ele se comportaria tão bem!" ou "De novo, não! Eu não aguento mais os erros desse garoto, se eu soubesse que ele era assim não teria chamado ele."

O Amor dEle é inabalável e imutável, independente de nossas falhas ou de nossos esforços para tê-lo.

Não adianta tentar esconder o passado, Ele conhece nossos dias do primeiro ao último, e mesmo assim nos diz "você é meu." 

O dia que formos chamados à sala do Diretor, não precisaremos ter medo, pois vamos ser vistos como Jesus. Nós, pecadores, vamos ser encontrados sem dívidas e sem pecados, porque fomos comprados e lavados pelo sangue de Jesus! Existe alguma coisa mais impressionante do que ser como ele? Jesus teria medo desse julgamento? Claro que não. Já diz o ditado que quem não deve, não teme. 

Não tenha medo. Não existe nada que possamos ou precisamos fazer além de aceitar a obra de Jesus em nossas vidas. Todos os erros do passado e todos erros que ainda virão não fazem Deus mudar de ideia.

Se você ainda tem motivos pra sentir esse medo e acha que Deus não é bom o suficiente pra te perdoar, saiba que isso não é verdade. Creia em Jesus e ele vai apagar todos os registros dos seus pecados diante do justo Deus.



"Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.

No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor." 

1 João 4:15-18

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

o amor e a condenação

Abandone Jesus - ele continuará te amando. Pergunte aos discípulos.

Negue a Jesus - ele continuará te amando. Pergunte a Pedro.

Duvide de Jesus - ele continuará te amando. Pergunte a Tomé.

Em nenhuma dessas vezes, Jesus acusou algum deles.

Não deixe que você mesmo ou outras pessoas te julguem culpado, separado ou indigno do Amor de Deus. O Amor dEle é inabalável e imutável através da obra feita por Jesus Cristo. Você só precisa acreditar.



"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más."

João 3:16-19

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

cores


Como é seu coração: cheio de cores vibrantes ou monocromático?

Amigos, quando provações e desafios aparecem por todos os lados, encare isso como um presente especial. Vocês sabem que em tempos difíceis, sua vida de fé é exposta, e mostra suas verdadeiras cores. Então não desistam facilmente. Deixe que a obra em suas vidas seja feita, para que vocês se tornem maduros e bem experientes, sem defeitos em qualquer coisa.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

vamos de novo

Todos os dias grandes eventos acontecem! Quando você acorda, milhões, bilhões de seres vão junto contigo pra mais um dia. A graça e a criatividade do Criador são muito maiores do que qualquer palavra que eu escolher pra tentar descrever, ou do que qualquer sentimento de alegria que eu posso ter ao ver o sol nascendo novamente.

Foto: Taneio Ishy
É possível que Deus todas as manhãs diga ao sol: “Vamos de novo”; e todas as noites à lua: “Vamos de novo”. Talvez não seja uma necessidade automática que torna todas as margaridas iguais; pode ser que Deus crie todas as margaridas separadamente, mas nunca se canse de criá-las. Pode ser que ele tenha um eterno apetite de criança; pois nós pecamos e ficamos velhos, e nosso Pai é mais jovem do que nós. A repetição na natureza pode não ser mera recorrência; pode ser um bis teatral.

(Chesterton)

sábado, 18 de agosto de 2012

para meninos


Meu filho, 

dê atenção à minha sabedoria, incline os ouvidos para perceber o meu discernimento. Assim você manterá o bom senso, e os seus lábios guardarão o conhecimento. 

Pois os lábios da mulher imoral destilam mel; sua voz é mais suave que o azeite, mas no final é amarga como fel, afiada como uma espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos conduzem diretamente para a sepultura. 

Ela nem percebe que anda por caminhos tortuosos, e não enxerga a vereda da vida. Agora, então, meu filho, ouça-me; não se desvie das minhas palavras. Fique longe dessa mulher; não se aproxime da porta de sua casa.


Provérbios 5:1-8


Como pode o jovem manter pura a sua conduta? 

Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. 

Salmos 119:9-11

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 

2 Timóteo 2:22


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

hoje não


Metrópole. Noite. Shopping. Praça de alimentação. Grande. Lotada. Eu estava sentado, comendo com uma colega de trabalho depois do expediente. Conversa cotidiana. Nada diferente do esperado.

Por que eu lembraria de um dia como esses tempos depois? Se tudo tivesse terminado sem nada diferente do esperado provavelmente não lembraria mesmo. Mas em menos de um minuto deixei escapar uma oportunidade que vou me arrepender por muitos anos.

Fui abordado com um simples "Dá licença? Eu acabei de chegar na cidade, a viagem foi longa, as crianças estão com fome, você poderia comprar alguma coisa pra gente?" 

Parêntese. Geralmente esse tipo de pedido vem de pessoas que não querem ajuda, preferem a "liberdade" das ruas, das drogas, da prostituição, etc. Eles sabem onde procurar ajuda, mas não querem, e acabam tendo como opção pedir esmola pra sustentar seus vícios. Nesses casos, eu recuso dar dinheiro. É difícil não generalizar, esse é o desafio. Fecha parêntese.

Talvez pelo costume, talvez por medo de gastar muito dinheiro, já que as comidas por ali, em geral, eram caras, talvez por achar que estava sendo enganado, talvez pela abordagem ter sido bastante inesperada, talvez por não ter visto criança nenhuma ou, provavelmente, por um pouco de cada um desses motivos, minha resposta foi "Desculpa, eu não tenho."

Logo que respondi, olhei um pouco mais à frente e no meio de tantas pessoas bem vestidas, perfumadas, com tênis da moda e relógios brilhantes, tinha uma mãe com o cabelo bagunçado, roupas velhas e algumas grandes sacolas no chão. Ela segurava um bebê nos braços e estava em pé entre um casal de crianças sorridentes, brincando entre as pernas da mãe sem perceber a situação que estavam. As crianças estavam sujas e felizes. Duas diferenças muito marcantes se comparado com as pessoas limpas e angustiadas que andavam pelo salão.

Tudo indicava que todos meus medos e preconceitos estavam todos errados e eu tomei uma péssima decisão. Talvez se eu tivesse escolhido uma das opções menos caras do lugar eu conseguisse pagar uma janta sem comprometer meu orçamento, talvez arrumar uma mesa pra família e oferecer conversa além da comida não me atrapalharia em nada, talvez querer entender melhor a história antes de recusar ajuda seria mais sábio. Talvez não, com certeza!

O lugar e a situação eram inusitadas, mas eu esqueci que "Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias" (1 Coríntios 1:27). Percebi que eu tinha acabado de recusar a ajudar o próprio Jesus! "Porque tive fome, e não me destes de comer" (Mateus 25:42)

Pouco depois, antes que eu pudesse voltar atrás com minha decisão, eu vi essas pessoas serem ajudadas. Talvez sem o cuidado com o que eu pudesse ter feito, talvez sem a atenção com que eu pudesse fazer. Mas eu não fiz nada, então foi bem melhor do que eu. 

Naquele dia eu não fiz nada. Hoje, e nas próximas oportunidades, preciso aprender a dizer "hoje sim, eu posso ajudar, não tenho muito, mas o que eu tenho já é suficiente pra dividir."

Meu tempo, meus recursos, meu sorriso, nada disso precisa ser guardado pra depois. O que eu tenho hoje é pra ser usado hoje.

Se você não estiver dando ao mundo o melhor de si, para qual mundo você está se guardando?
Martin Luther King Jr.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

carne e osso

Salmos 139:13-16

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião;