terça-feira, 24 de abril de 2012

aborte essa ideia


O aborto não foi inventado junto com um projeto de lei. Ele já existia e já foi praticado antes e vai continuar sendo praticado com, sem ou apesar de qualquer lei. 

Eu acho que algumas pessoas deveriam entender isso; nada novo está aparecendo no país, não é o fim do mundo, não é uma lei sendo aprovada que vai mudar muito o que JÁ acontece hoje! 

O que me preocupa mesmo é o que a discussão tem revelado: a insensibilidade com que a vida é tratada pelos dois extremos fanáticos, que estão mais preocupados em se afirmar como donos da verdade do que analisar a questão de forma a entender qual é o nossa capacidade de originar, modificar e brincar com a vida; nenhuma.

Leia também: O valor da vida (Sandro Baggio)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

eu te agradeço Deus...

Todos nós sabemos como ser gratos à Deus pela comida de cada dia, mas geralmente paramos por aí.

"Se Deus é Deus acima de tudo, então é possível dar graças a Ele por absolutamente todas as coisas."


... pelos resfriados, pelo café ruim do escritório, pela sensação de colocar as meias no inverno, pelos aplicativos do meu celular, a forma das nuvens, os pássaros brincando nas árvores e fazendo "barulho", cortar a grama, a picanha assada, etc. E por todas essas coisas, digo que não devemos apenas nos alegrar, mas sim sermos gratos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

demonstre


Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. 
Colossenses 4:5

Antes de subir ao céu, Jesus disse "vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas." (Marcos 16:15)

Além de ser uma ordenança, evangelizar é um um ato de amor.

Oportunidades para isso podem ser criadas, mas, elas não deverm ser impostas. Se eu tentar empurrar o evangelho goela abaixo de alguém, vou estar criando e aproveitando uma oportunidade, mas não vai valer nada, não vai ter amor. Sugiro mais uma leitura de 1 Coríntios 13 pra quem estiver tentando forçar o evangelho pra alguém.

Bom, já que não posso impor nada pra ninguém, vou viver quieto e as pessoas que venham atrás de mim, caso elas se interessem pelo evangelho. Certo? Não, errado! Eu preciso dizer à elas o quanto Jesus Cristo significa para nossas vidas!

Não estou dizendo que devemos fazer uma campanha de evangelização, estender faixas, gritar nas ruas, chamar atenção. As pessoas não procuram nada disso.

Orar, pedir a Deus por oportunidades e cultivar relacionamentos com pessoas não crentes é o que devemos fazer. Pode ter passado como coisa trivial, então vou repetir: devemos orar por isso.

Um evangelista, depois de contar pra Deus sobre essas pessoas, vai e conta pra elas sobre Deus. Elas podem dizer que rejeitam a Palavra (talvez porque a forma como foi "apresentado" - ou imposto - pra elas não foi com amor e paciência), mas ao mesmo tempo estarão desesperados por uma verdade que os silencie.

Em algum momento, vão encontrar um cristão que tenha a mesma confiança na sua fé que eles têm em sua própria descrença. E isso fará toda a diferença! Alguém que tenha uma fé sólida e coragem de proclamá-la como única verdade. Alguém que não teve vergonha de aproveitar uma oportunidade. Alguém que teve amor suficiente pra não ficar quieto, nem gritar religiosidades aos ventos.

"Detail einer Wand: Kairos", Francesco Salviati, 1554

Na mitologia grega, o deus da oportunidade, Kairos, é retratado com cabelos na testa e careca na nuca. "A oportunidade é careca; depois que ela passa não dá pra puxar pelos cabelos." Não perca a oportunidade de falar de Cristo pras pessoas, não deixe que elas percam a oportunidade de ouvir, se você não é um cristão, não perca a oportunidade de ouvir. 

A vida é uma oportunidade, e ela não vai voltar.

sábado, 14 de abril de 2012

como barbies e kens


Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! 
Romanos 7:22-25

O nosso pecado é muito mais profundo do que atitudes como mentir, roubar, etc. Esses são problemas de ética, de comportamento, frutos do nosso pecado. Pecado é o que carregamos dentro dos corações; você pode não matar uma pessoa, mas odiá-la já é pecar. Pecado é o que somos. Miseráveis.

E esse pecado nos torna distantes de Deus. Não distantes de forma intelectual, ou moral. É uma distância de ser, uma distância de natureza. Uma distância ontológica - quase como a diferença que existe entre uma boneca e uma mulher, entre um boneco e um homem. Nada além de uma figura humana, uma representação inanimada - morta - do homem.


E por nós, pecadores miseráveis, Jesus veio. Ele se tornou próximo, semelhante à nós. Jesus, sendo homem e Deus, morreu, pra que a cada dia fossemos constrangidos e encorajados a viver de forma pura, sem pecado. Através da cruz Jesus me libertou dos pecados. E agora eu vivo guerras interiores intensas e, mesmo que eu perca algumas batalhas, eu tenho um motivo, um propósito e um sentido para viver. Fico com vergonha de errar tanto e de desejar tanta coisa errada, mas ao mesmo tempo me sinto cheio de  alegria e de vontade de buscar o melhor. Meu ser está vivo!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

(para maridos) honre suas prioridades

(...) Cavalheiros, suas prioridades serão ser cristão, marido, pai, trabalhador. Esses são seus quatro deveres primários; isso vai custar a maior parte da sua vida. Não vai te sobrar muito tempo. Provavelmente você vai ter que deixar de lado suas ferramentas, seus hobbies, seu carro, seus projetos, sua partida de golf, seu Xbox e provavelmente vai ter que deixar de lado o controle remoto, e seu computador, e seu iPod para honrar sua esposa paternalmente. Você não vai ter muito tempo pra muitas outras coisas.

Cavalheiros, seu objetivo não é chegar perante Deus e dizer a Ele qual nível você chegou no "World of Warcraft".