quinta-feira, 8 de novembro de 2012

o sorriso mais bonito


Já fui o melhor, o mais bonito e o mais esperto entre os homens. Não, nunca me elegeram nada disso e nem apareci em capas de revistas. Mas que eu era tudo isso, ah, eu era... E ninguém poderia falar o contrário, senão eu iria convencê-lo que isso era verdade - pelo menos discordar de mim não poderia, já que eu iria crescer cada vez mais até que não houvesse outra opinião senão a mais correta: a minha, claro. Essa tática funcionava para que eu pudesse reafirmar para mim mesmo: eu sou o bom. Algumas pessoas, ainda assim, pareciam não perceber ou não concordar com isso e se afastavam, e isso me derrubava. Para eu ser o melhor, só a minha afirmação já não bastava mais, eu dependia delas. Quando olhei em volta, já não havia mais pessoas felizes, só alguns que foram tão oprimidos pelo meu convencimento que se tornaram marionetes - seus sorrisos não eram reais, estavam apenas pintados nos seus rostos. Mais a frente estavam pessoas realmente boas e legais, embora elas não afirmassem isso, e ainda assim eram rodeadas por sorrisos verdadeiros. Estranhamente essas pessoas reconheciam falhas próprias e isso atraía sorrisos verdadeiros nos seus grupos. Cansei de tentar ser o melhor me enganando e me frustrando, desamarrei as minhas marionetes e parei de mentir para mim mesmo; eu nunca fui o melhor. Passei a me machucar, pois não fazia parte do grupo sorridente - e nem queria, já que eles não eram os melhores.

Até que um dia conheci alguém que superava a todos. Em tudo; ele era sábio, gentil e poderoso. As pessoas realmente se achegavam a ele, sorrindo como nunca sorriram antes! A alegria em volta dele era contagiante. Era notável: ele era o melhor. Ele nunca precisou oprimir para convencer alguém que é o melhor, ele simplesmente é. Ao contrário dos outros, ele não tem falhas para reconhecer. Todos os seus passos foram certeiros. Os que estavam em volta, aqueles sorridentes que tinham falhas, estavam ali por vontade própria, reconheciam que ele é o melhor e gostavam de ficar ali, porque ele nunca julgara aqueles que, diferente dele, tinham falhas. Todos que se achegavam eram aceitos por ele, parece que quanto maior a quantidade de defeitos em alguém, maior é o favor oferecido por ele. 

Tomei coragem e também me apresentei a ele, contei todos os meus erros; inclusive aquele de querer ser melhor do que ele. A reação foi incrível! Ele me abraçou e disse que já sabia de tudo isso. Eu chorava. E realmente ele sabia, pois me contou a minha própria história, e acrescentou alguns trechos, mostrando como cada vez que eu crescia e sofria com a rejeição das pessoas, ele sofria mais do que eu - ele sempre quis, desesperadamente, que eu reconhecesse que eu não era o melhor, para que eu pudesse sorrir de verdade. Ele sofria porque eu o ignorava, mas também sofria pelo meu sofrimento. Só eu poderia reconhecer isso e, quando o fiz, ele não me repreendeu, ele me abraçou, enxugou aquelas lágrimas e sorriu - o sorriso mais belo que eu já vi. Logo depois, ele disse que estava muito feliz por eu estar com ele. Disse que eu teria todo o necessário agora e estava seguro, eu não precisava ser o melhor para falar com ele quando eu quisesse.

Eu, então, me tornei um dos sorridentes - desses que atraem a curiosidade dos outros e apontam para aquele que é o dono do sorriso mais bonito. Embora eu ainda carregue algumas falhas, quando eu olho para o centro desse grupo de sorridentes, eu vejo alguém que serve como modelo, que mesmo sem nenhuma dessas falhas sorri pra mim e diz: "Continua tentando, meu rapaz, eu estou te ajudando a corrigir tudo isso."

Passei a ser tratado como alguém muito importante. Embora eu tenha descoberto que não sou o melhor, nem o mais bonito e nem o mais esperto, conheci alguém que me trata como seu eu fosse - não para me bajular, porque ele é bem maior que eu, mas porque para ele eu sou muito importante. E agora eu diminuo; eu ouço o que ele diz. E ele cresce, não por opressão aos outros, mas porque nós ficamos maravilhados com sua perfeição e bondade. Aprendi que quanto menor eu for, maior será o meu sorriso.

Portanto, seu algum dia me vir por aí sorrindo, não é porque eu sou o melhor, é porque ele é.

Um comentário: