terça-feira, 17 de abril de 2012

demonstre


Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. 
Colossenses 4:5

Antes de subir ao céu, Jesus disse "vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas." (Marcos 16:15)

Além de ser uma ordenança, evangelizar é um um ato de amor.

Oportunidades para isso podem ser criadas, mas, elas não deverm ser impostas. Se eu tentar empurrar o evangelho goela abaixo de alguém, vou estar criando e aproveitando uma oportunidade, mas não vai valer nada, não vai ter amor. Sugiro mais uma leitura de 1 Coríntios 13 pra quem estiver tentando forçar o evangelho pra alguém.

Bom, já que não posso impor nada pra ninguém, vou viver quieto e as pessoas que venham atrás de mim, caso elas se interessem pelo evangelho. Certo? Não, errado! Eu preciso dizer à elas o quanto Jesus Cristo significa para nossas vidas!

Não estou dizendo que devemos fazer uma campanha de evangelização, estender faixas, gritar nas ruas, chamar atenção. As pessoas não procuram nada disso.

Orar, pedir a Deus por oportunidades e cultivar relacionamentos com pessoas não crentes é o que devemos fazer. Pode ter passado como coisa trivial, então vou repetir: devemos orar por isso.

Um evangelista, depois de contar pra Deus sobre essas pessoas, vai e conta pra elas sobre Deus. Elas podem dizer que rejeitam a Palavra (talvez porque a forma como foi "apresentado" - ou imposto - pra elas não foi com amor e paciência), mas ao mesmo tempo estarão desesperados por uma verdade que os silencie.

Em algum momento, vão encontrar um cristão que tenha a mesma confiança na sua fé que eles têm em sua própria descrença. E isso fará toda a diferença! Alguém que tenha uma fé sólida e coragem de proclamá-la como única verdade. Alguém que não teve vergonha de aproveitar uma oportunidade. Alguém que teve amor suficiente pra não ficar quieto, nem gritar religiosidades aos ventos.

"Detail einer Wand: Kairos", Francesco Salviati, 1554

Na mitologia grega, o deus da oportunidade, Kairos, é retratado com cabelos na testa e careca na nuca. "A oportunidade é careca; depois que ela passa não dá pra puxar pelos cabelos." Não perca a oportunidade de falar de Cristo pras pessoas, não deixe que elas percam a oportunidade de ouvir, se você não é um cristão, não perca a oportunidade de ouvir. 

A vida é uma oportunidade, e ela não vai voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário